Só para Crianças

O Caranguejo Verde

No grande mar azul, junto às grandes rochas roídas pelas ondas e pelo vento, vivia um pequeno caranguejo verde. Gastava o dia a trepar pelas muralhas de pedra, em correrias desengonçadas. De tão desajeitado, todos troçavam dele.
Voavam as brancas gaivotas no ar e no seu voo liso, pareciam preguiçosas bailarinas cansadas de dançar. Às vezes pousavam nas rochas negras; o pequeno caranguejo ficava a olhá-las, enquanto penteavam as longas penas finas, brancas, com a vaidade de quem se sente belo e admirado. As penas velhas caíam sobre as pedras, mas mesmo essas eram ainda tão leves e macias que o caranguejo verde, de casca dura, rugosa sonhava ter um vestido assim lindo, leve, branco como uma espuma, um vestido que o fizesse voar.

Luísa Ducla Soares, “O Caranguejo Verde”,
in Histórias de Bichos
Livros Horizonte, 1981

No grande mar _________, junto às _________ rochas roídas pelas ondas e pelo vento, vivia um pequeno caranguejo _______________ . Gastava o dia a trepar pelas muralhas de pedra, em correrias _____________. De tão _________, todos troçavam dele.
Voavam as ___________ gaivotas no ar e no seu voo __________, pareciam _____________ bailarinas ____________ de dançar. Às vezes pousavam nas rochas _________; o pequeno caranguejo ficava a olhá-las, enquanto penteavam as ____________ penas ________ brancas, com a vaidade de quem se sente _____________ e _________. As penas ____________ caíam sobre as pedras, mas mesmo essas eram ainda tão __________ e ____________ que o caranguejo verde, de casca dura, ___________ sonhava ter um vestido assim ___________ , leve, ____________ como uma espuma, um vestido que o fizesse voar.

Os alunos da 5ªséries B – realizaram no dia 22/02/2011 a atividade de recorte de figuras do Maurício de Sousa para produção de textos.
O objetivo da aula é desenvolver no aluno a habilidade de criar histórias tendo como base as personagens que eles já conhecem.
Cada grupo criará seu gibi que fará um varal com as histórias e mostrará às turmas.

23/02/2011

*Será discutido a necessidade de rascunho na hora de produzir textos.

*Parágrafo;
* Pontuação;
* Margem esquerda e direita;
* Letra adequada.

Leitura:

A formiga Ruiva

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s