Um pouco de filosofia

Biografia

Aristóteles nasceu na cidade de Estagira, Calcídica no ano 364 a.C. Por muito tempo foi professor do também famoso Alexandre, O Grande. Aristóteles é considerado um dos maiores, ou talvez até, o maior pensador da filosofia antiga que já existiu, independente de culturas religiosa as idéias dele foram aceitas na maior parte do mundo, foi ele que descobriu o pensamento lógico, e foi também responsável por muitas das principais descobertas que já foram feitas até hoje, ou seja, descobertas que proporcionam todo o conhecimento que nós temos hoje em dia.

Aristóteles
TrajetóriaCom apenas 18 anos de idade Aristóteles foi estudar em Atenas onde fez parte da seleta academia de Platão, e por lá permaneceu por longos 20 anos, durante os quais adquiriu imenso conhecimento filosófico que o transformou em um dos mais respeitados pensadores de todos os tempos, ao lado de seu mestre Platão e de Sócrates. Após a morte de seu mestre Platão, Aristóteles fundou uma renomada escola a qual se denominou de Liceu e neste ambiente ele se dedicou a vários estudos a cerca das ciências naturais e foi capaz de desenvolver experimentos reveladores para a história da humanidade, através dos quais este brilhante pensador coletava as informações relevantes para sua vasta produção filosófica, ou seja, foi com base neste tipo de pesquisa relacionada aos fenômenos naturais que Aristóteles embasou toda a sua filosofia.

Vida
Diversidade de Linhas de PensamentoImpressiona muito a diversidade deste filósofo, suas linhas de pensamento perpassam as mais variadas áreas do conhecimento: politica, biologia, lógica, psicologia, moral, antropologia, ética, física, teologia, retórica, pedagogia, poesia, didática e metafísica. Um homem que viveu antes de Cristo, mas foi capaz de escrever sobre assuntos diversos e teorizar de forma tão intensa que seus textos são fonte de inspiração e pesquisas até os dias atuais. Por exemplo, a personalidade definida no nascimento é uma possibilidade levantada pela ciência.

Platão
Mas pensamentos a cerca de psicologia, filosofia, moral, ética, etc., professados por Aristóteles dão conta de diversos aspectos ligados a personalidade e comportamento humano, através dos tempos. Isso sem falar em seus experimentos reveladores a cerca de física, metafísica e outros mais analíticos que também seguem atuais através dos tempos. Aristóteles acreditava que o poder da educação era uma dos maiores trunfos que o ser humano teria a sua disposição, foi um grande defensor e valorizador da educação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s