http://ahref=

 

 

 

 

 

 

EE ALEXANDRINA BASSITH
PROJETO DE LEITURA
MUNDO MÁGICO DA IMAGINAÇÃO

Apresentação
Projeto de incentivo à leitura, cuja experimentação pretende provocar diferentes leituras de mundo, resgatados nas produções dos estudantes.
Justificativas:
Promover sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, a fim de que a criança possa desenvolver seu potencial nos diferentes níveis de leituras, no intuito de promover também a participação da comunidade escolar na troca de experiência, bem como resgatar o mundo mágico da imaginação.
Objetivo geral
Despertar no aluno o gosto pela leitura, utilizando as diferentes tecnologias disponíveis nos ambientes pedagógicos – sala de aula, sala de leitura, biblioteca municipais, laboratório de informática, sala de vídeo e visitas a museus e teatro.
Objetivo específico:
Incentivar o desenvolvimento de expressão oral;
Propiciar descobertas e reelaborações- releituras a partir das sessões de leitura;
Explorar a leitura de diversos gêneros textuais, promovendo a construção de conhecimento nas diferentes áreas;
Roda de leitura;
Incentivar a criatividade dos estudantes na confecção de fantoches para apresentação com personagens;
Apresentar a leitura como forma de entretenimento.

Metodologia

• Inicialmente foi feita uma reunião com os professores sobre as necessidades de aprendizagem dos alunos. A partir de verificarmos as dificuldades com relação à leitura e escrita, definiram-se as propostas para realização do projeto.
• Privilegiaremos como metodologia deste projeto de leitura, diversas situações didáticas para envolver e despertar o interesse do aluno no processo ensino-aprendizagem. Para tanto partimos da motivação através de leituras de poesias e histórias, desenhos, produção de textos, pesquisas na internet, teatro. A ida ao laboratório de informática no decorrer do processo para estabelecer esta dinâmica tornou-se imprescindível.
. A escolha dos textos e gêneros dar-se-á a partir de livros didáticos e paradidáticos que possibilitem a inserção dos alunos no mundo do conhecimento e das características linguísticas a serem utilizadas.

Atividades
• Atividades de reconstrução de texto- criar novo final ou início para a história lida;
• Pesquisa da vida e das obras de alguns autores;
• Construção de textos-síntese a partir das pesquisas;
• Produção de textos coletivos, explorando características físicas e psicológicas das personagens;
• Produção de textos individuais.
• Estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
• Sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
• Visitas a bibliotecas municipais e museus com relatório grupal;
• Roda de leitura com apresentação de fantoches;
• Contadores de histórias para crianças e adolescentes;
• Apresentação de recitais;
• Produção de imagens -pinturas e esculturas- como outros códigos de expressão.
• Oficinas de teatro utilizando os seguintes procedimentos: audição de canções de MPB para sensibilização e debate e palestras abordando a importância do ato de ler.
• Apresentação da autora de livros infantis, (contatar); Leituras de diversos textos da Literatura Brasileira- contos, poemas, crônicas, romances e literatura de cordel, etc.
• Exposição de textos produzidos pelos alunos.
• Feira de livros.

Cronograma das atividades realizadas pelos alunos e os devidos passeios.———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s